quinta-feira, 1 de novembro de 2012

"Pão-por-Deus" - tradição portuguesa do dia 1 de novembro


Sacos para o "pão-por-Deus"
Em Portugal, no dia 1 de novembro ou de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus (ou o bolinho) de porta em porta. O dia de pão-por-Deus, ou dia de todos os fiéis defuntos, era o dia em que se repartia pelos pobres muito pão cozido. Registado no século XV como o dia em que também se pagava um determinado foro:

                                     "Pagardes o dito foro em cada hum ano em dia de pão por Deos"

As crianças quando pedem o pão-por-Deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, tremoços, amêndoas ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas. É também costume, em algumas regiões, os padrinhos oferecerem um bolo- o Santoro.
Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’ ou ‘Dia do Bolinho’. Os bolinhos típicos são especialmente confecionados para este dia, sendo à base de farinha e erva-doce com mel (noutros locais leva batata doce e abóbora) e frutos secos, como passas e nozes.
São vários os versos para pedir o pão por Deus:

"Ó tia, dá pão-por-Deus?
Se o não tem dê-lho Deus."

"Bolinhos e bolinhos
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Qu'estão mortos, enterrados
À porta daquela cruz"

"Pão, pão por deus à mangarola,
encham-me o saco,
e vou-me embora.
Tenho um saco à gringola,
se mo encherem vou-me embora!"

Fonte : Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário